Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O Nordeste e suas letras


 
"O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral." (Os Sertões - Euclides da Cunha)


Há muito o nordestino não é visto como citado na obra de Euclides da Cunha. Tantas lutas, guerras são ignoradas em prol do estereótipo construído ao longo dos anos. Passamos a visualizar o Nordeste como uma região subdesenvolvida e um fardo na economia e cultura brasileira. Um erro mais do que equivocado.

 "Tem certeza? Afinal, o que eles fizeram para merecer tamanha defesa?"

Poderia citar a Guerra de Canudos, o famoso Quilombo dos Palmares, a Insurreição Pernambucana e vários outros. Todos símbolos de força e coragem. E ainda se é dito que eles são preguiçosos e incompetentes. Dia após dia, os nordestinos são desprezados e condenados a títulos pejorativos.

Aquele que afirma que o Nordeste é fonte de ignorância, é quem realmente o é.
Como negar a existência ou a importância de Euclides da Cunha, Jorge Amado, Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, Manoel Bandeira e- Acho melhor parar, meu espaço é curto e seu tempo também. De longe, um dos mais famosos é Jorge Amado – que faz jus ao sobrenome, particularmente falando.

Seus romances regionalistas o tornaram reconhecido não apenas no país inteiro, mas fora dele também. É possível encontrar seus romances regionalistas em prateleiras ao redor do mundo de maneira assustadoramente fantástica. Para aqueles que ainda não conhecem uma obra escrita deste (Já que a Rede Globo passou grande parte para novela ou minissérie) a dica é: Capitães de Areia.

A questão principal é “respeito”. Independente da história ser relevante ou não – o que, no caso, é sim – ou influência em sua vida -  o que também é -, não há motivos plausíveis para esta xenofobia ridícula causada aos nossos conterrâneos. E para frisar bem a importância cultural, literária, desta região finalizo com uma poesia.

Eita, Nordeste da peste,

Mesmo com toda sêca

Abandono e solidão,

Talvez pouca gente perceba
Que teu mapa aproximado
Tem forma de coração.
E se dizem que temos pobreza
E atribuem à natureza,
Contra isso, eu digo não.
Na verdade temos fartura
Do petróleo ao algodão.
Isso prova que temos riqueza
Embaixo e em cima do chão.
Procure por aí a fora
Cabra que acorda antes da aurora
E da enxada lança mão.
Procure mulher com dez filhos
Que quando a palma não alimenta
Bebem leite de jumenta
E nenhum dá pra ladrão
Procure por aí a fora
Quem melhor que a gente canta,
Quem melhor que a gente dança
Xote,xaxado e baião.
Procure no mundo uma cidade
Com a beleza e a claridade
Do luar do meu sertão.


Exaltação ao Nordeste - Luiz Gonzaga de Moura


(Caso alguém ainda esteja por aqui, que tal ler uma distopia envolvendo aquela história de colocar um muro no país? Clique aqui, aproveite e opine :) )

Bom, é isto :D Quem comentar, opinar, compartilhar, ganha uma balinha E chocolate (ó o suborno aí galera). Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo