Páginas

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Gramática: Este ou esse?

ATENÇÃO!
Ei!
OLHE AQUI!
CONCENTRE-SE NESTE POST!





Apresentar-vos-ei uma dúvida que grande parte da população brasileira possuí. A outra parte é formada em Letras. É muito fácil se confundir sobre isto, então peço encarecidamente que, se está aqui, se concentre.
Tentei deixar da forma mais simplificada possível, mas ainda assim é difícil memorizar e entender a diferença.


Este pode ser usado quando:
- OBJETO:  Está perto do locutor, ex: Este caderno é o meu;
- LUGAR: Onde o locutor está, ex.: Esta é a casa que comprei;
- TEMPO: Presente em relação ao locutor, ex.: Me casarei neste ano;
- DISCURSO: Referir-se ao que ainda não foi mencionado, ex.: Este é o meu pensamento: não gosto da sua amiguinha.


Esse pode ser usado quando:
- OBJETO: Está longe do locutor e próximo ao interlocutor, ex.: Esse caderno na sua mesa é meu;
- LUGAR: Onde o interlocutor está, ex.: Essa é a cidade em que você mora?
- TEMPO: Passado ou futuro em relação ao locutor, ex.: 1998? Foi nesse ano que nasci;
- DISCURSO: Referir-se ao que já foi mencionado anteriormente, ex.: Esse meu comentário foi equivocado.



Ufa, é muita coisa, não?! Calma, que a Tia Lare tem uma dica astuta! (Não contavam com a minha astúcia, huh?)

EsTe – Usado no presenTe, termo que será citado no fuTuro;


ESSe – Usado no paSSado, termo que foi citado também no paSSado.

Agora sentiu firmeza, não? Só não vale confundir o “usado no futuro” com o ”citado no futuro”,  no primeiro caso é ESSE e no segundo é ESTE.

Pronto? Naaaah, tem um extra.


AQUELE, pode ser usado quando:
- OBJETO: Está longe do locutor e do interlocutor, ex.: Aquele caderno no chão é de quem?
- LUGAR: Está longe do locutor e do interlocutor, ex.: Aquelas casas estão à venda?
- TEMPO: Retrata um passado distante, ex.: Aquele passeio foi incrível.
- DISCURSO: Em uma oração, mostra o termo que foi citado primeiro, ex.: Beatriz e Bianca são minhas primas, entretanto sou mais amiga daquela do que desta.

Agora acabou! \o/


Entenderam? Caso não, releiam, é um assunto muito importante, sempre tenho uma colinha (não na prova) perto sobre esta diferença quando estou escrevendo e mesmo assim a dúvida persiste.
Beijocas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo