Páginas

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Olá + [CURIO] Como tudo começou


Sejam bem vindos ao Marcando Páginas. Meu nome é Larissa (Lare) e esse blog é um fruto do amor quase incondicional pela língua portuguesa que compartilho com os meu amigos. Estamos todos no segundo ano do Ensino Médio e apesar do nosso tempo estar cada vez mais cronometrado, decidimos que precisamos de um lugar especial para expor a nossa maior paixão.
Já que estamos falando sobre início, vamos falar sobre o início da nossa língua.




Era uma vez, na Costa Oeste da Península Ibéria...
Não sabe aonde é? Ok, vamos de novo.
Era uma vez, em Portugal e arredores, uma invasão romana. Assustador, não? A população também achou, especialmente quando começaram a falar Romance. Não, ninguém ficou em praças públicas recitando Shakespeare (até porque ele ainda não existia). Romance é a língua intermediaria entre o latim vulgar e as línguas latinas modernas, as nossas línguas.
Outros povos também passaram pelo local, levando consigo um pouco de seu idioma original, tais como os árabes e germânicos.
Entre os século IX e XI (nove e onze, para aqueles que dormem nas aulas de matemática e história) ocorreu o surgimento de uma palavra ou outra nos textos em latim, mas o galego-português (antecessor do português propriamente dito) só era falado em Luisiana.
Apenas em XI o galego-português se consolida como idioma na região. E é aí, meus queridos, que a magia começa.

Já posso ser professora?
Bom, queridinhos,é isso. Espero tê-los deixados ansiosos quanto a este blog e todo o resto que vem a seguir e ter explicado direitinho a parte histórica desse meu amor.
Se alguém leu até o final, pegue uma balinha e volte amanhã. (Não tem balinha).



Um comentário:

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo