Páginas

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Brasil, meu Brasil brasileiro.

 Hey Marcadores (Vai ser assim que vou chamar vocês meus leitores? Não sei! Depois decido), sou o Nik e vim aqui começar nosso espaço sobre literatura.



Achei que, como primeiro assunto, seria válido falarmos sobre os principais responsáveis pela nossa leitura: Os escritores, já que sem eles não teríamos o que ler. Mas vamos simplificar as coisas e falar sobre a situação dos nossos queridos escritores Brasileiros.

No começo do ano, a revista New York Times publicou uma matéria com o seguinte titulo: Ser escritor no Brasil é a mais patética das profissões. Lendo isto, podemos ver que, ao contrário do que pensamos, nossos escritores não são mal vistos lá fora, mas são deboxe no próprio país.
Ser  escritor já é uma profissão extremamente cansativa e difícil. Criar um conteúdo de valor e inovador é complicado. E por isso que eu, particularmente, considero os escritores como os artistas mais complexos. Saber que temos profissionais dignos de reconhecimento, entretanto que não ganham apoio dentro de seu próprio país, enfraquece nosso patriotismo - que não é só Copa.
Os motivos apresentados para esse desapoio  foram tanto do governo (Segundo turno ta ai em! Fica dica pra ver as proposta de educação.)  quanto da própria população. Uma pesquisa diz que, em média, os brasileiros lêem 4 livros por ano.   O que é um absurdo, mas é aí que vemos a "culpa" do governo que não nos incentiva ao hábito de ler.
Ok, ele pode até ser incentivado, todavia de uma maneira forçada e não prazerosa, o que acaba trazendo uma imagem que ler é chato (Lágrimas escorrem quando ouço isso). Os pais que gostam de ler incentivam seus filhos, mas infelizmente ainda são a minoria.

Se não tivermos leitores, como começaremos a apreciar nossos escritores? Como teremos escritores? Não teremos mais brasileiros reconhecendo obras de Jorge Amado e Machado? (CAPITU NÃO TRAIU OK? OK!) Sem mais risos das crônicas de Luiz Fernando Veríssimo? Sem reconhecimento aos nossos novos autores,  como Raphael Dracon, (Ta bom Lari! Ta é bom, eu digo. Ela te ama, cara!) Fernando Castilho e Danilo Leonardi? Quando  teremos um reconhecimento de profissão decente e não coisa de vagabundo?

Quando pararmos de olhar a grama do vizinho, olhar para a nossa e mostrá-la a todos, com muito orgulho.

Bom, é isso ae, o que vocês acham? Comentem ai sobre sua solução ou sobre o por que dessa desvalorização ;)

                               #Nox

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo