Páginas

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Política e Fantasia: Distopias

to many books to read, too little time. | via Tumblr

Olá queridos, tudo bem? 
Hoje vou falar sobre um assunto que não é tão futurístico quanto parece: Distopia
Para quem não sabe, distopia é um pensamento considerado "utópico negativo". São caracterizadas por autoritarismo e um controle opressivo da sociedade. E, ultimamente, "distopia" é uma característica essencial para o sucesso. Livros e filmes surgem no topo das paradas sempre com este ponto em comum: um futuro distante com um governo autoritário no qual o personagem principal é um líder rebelde.
Parece-lhe familiar? Bom, aqui vou mostrar que os romances que abordam este tema não são tão fantasiosos quanto parece..



 

 Jogos Vorazes. 
Suzanne Collins
Sem dúvidas, o percursor desta nova fórmula de sucesso. As obras a seguir apresentam várias características similares a esta, mas ainda não atingiram sua fama. A principio, pode-se pensar que a crítica é feita ao abismo social, já que mostra as diferenças absurdas (porém reais) entre o estado mais pobre e o  mais rico. Contudo, a principal crítica é à alienação, já que a maior diversão da nação é um reallity show no qual crianças são obrigadas a lutar até a morte. 
A parte mais assustadora disto tudo é que não está num futuro tão distante. Os reallitys que já passam podem não envolver a morte propriamente dita, mas estão a caminho. A quebra de valores em busca de fama e glória, e afins. Está longe de ser meu livro favorito, pelo contrário, a narração e a personagem me aborrecem. Entretanto, a ideia de Panem, os distritos, isto sim me cativou bastante.




Divergente
Veronica Roth

O segundo mais famoso, também trilogia, também narrado em primeira pessoa pela personagem principal. É impossível não comparar Divergente a Jogos Vorazes. A critica aqui é a manipulação do governo e mídia. Do governo, ao fazer uso dos soros da verdade e da paz para conter e influenciar sua população. E da mídia quando cada um se isola com um grupo que aparentemente tem os mesmo valores que os seus, sem se permitir conhecer pessoas diferentes. O que não deixa ser uma alienação.


A Seleção
Kiera Cass

Eu sei o que estão pensando: "livro de menininha" . Talvez. Este livro é o que mais se difere dos outros selecionados aqui. O estilo de governo escolhido é mais, digamos, "explicito". O governante assume que se coloca como Rei autoritário. Além de deixar bem claro que a causa da destruição dos Estados Unidos foi a China, há a tipica presença do abismo social, já que a sociedade é dividida em Castas. Arrisco-me a dizer que também há uma crítica ao machismo (#NinguemMereceSerEstuprado). Afinal, um cara tem trinta e cinco garotas ao seu dispor, lutando para conquistar seu coração e que não podem negá-lo nada (sim, isto está nas regas!). 




Legend
Marie Lu
Talvez não tão famoso quantos os outros, mas em fase de crescimento. De todas as obras, esta é a que possui o abismo social mais assustador. Há apenas dois grupos: os muito ricos e os muito pobres, no qual o segundo grupo é ameaçado por uma doença quase incurável (cof, cof, ebola). Outra vez, a critica está na mídia, ao mostrar Day - o criminoso mais perigoso e procurado da República - como um monstro, entretanto o garoto passou algum tempo sob a tutela do governo sendo submetido a testes e exames.







Não sei vocês, mas fiquei bem assustada agora. Estamos cada vez perto de um futuro como um destes e nem ao menos percebemos. Cada livro, de sua maneira particular, mostra algo que já está presente em nossa realidade e mesmo assim os leitores (me incluo nesse grupo) prefere focar no romance ou na luta ao invés de trazer isto aqui para fora e tentar escrever um futuro utópico positivo.
Ufa, cansei.
Não vou oferecer bala ou chocolate porque hoje o clima está tenso.
É isso, ainda existem váaarios outros livros com a mesma temática, como Starters de Lissa Price (que está formando teia de aranha na minha estante). E você? Já leu alguma destas distopias ou outra semelhante? Comente aqui :)
Beijinhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo